home

Hemorróidas



As hemorróidas são estruturas anatomicas fibrovasculares normais situadas na parte inferior do reto, na fronteira com o canal anal. Estão presentes desde o nascimento e são constituídas de uma vasta rede de artérias, de vasos capilares e de veias. Tais vasos sanguíneos são dotados de válvulas que abrindo-se e fechando-se, dilatam e desincham as hemorróidas, enquanto que os ligamentos fibrosos mantêm as hemorróidas ancoradas à parede anal. O plexo hemorroidário (o conjunto de almofadas formadas por vasos sanguíneos das hemorróidas) possui uma parte interna e uma externa:

  • Hemorróidas internas, ou almofadas hemorroidárias, colocadas sobre "a linha dentada" (linha esta que delimita a linha superior do canal anal anatômico propriamente dita "linha da dor" porque abaixo dela percebem-se as estimulações dolorosas). As hemorróidas internas são insensíveis, pois são revestidas com mucosa retal sem terminações nervosas.
  • Hemorróidas externas, ou bolsas hemorroidárias, colocadas sob "a linha dentada". As hemorróidas externas são revestidas por anoderme - camada de pele muito sensível - que também cobre a parede externa do ânus.

As hemorróidas otimizam a incontinência anal, especialmente aquela de líquidos e de gases, dado que quando incham por efeito do fluxo sanguíneo fecham o ânus.

Advertência: Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde. As informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.




THD S.p.A.- Via Industria, 1 - 42015 Correggio (RE) - Cod. Fisc., P. IVA e Registro Imprese 02111430357 - R.E.A. RE - 252392 - Capitale Sociale € 4.000.000,00 i.v.
Disclaimer - Privacy